Como usar a Imprensa para aumentar a credibilidade do seu negócio

Não importa se você vende cachorro quente ou se é dono de uma grande empresa de serviços. Não importa se você tem alguma experiência com divulgação ou jamais imaginou em participar de uma matéria de revista, o fato é: a imprensa pode, sim, ser um meio para ajudar o seu negócio a ganhar mais credibilidade e ajudar você a conquistar mais autoridade para o seu mercado. E eu, definitivamente, não estou falando em anúncios.

Mas, como?

Certa vez li uma notícia sobre uma empreendedora que transformou seu hobby – fazer doces – em um negócio: vender brigadeiros artesanais. No site oficial da marca, um link “imprensa” trazia diversos resultados de mídia conquistados há vários anos com um trabalho de divulgação focada. Entre eles, a participação em diversos programas de TV e entrevistas para veículos de grande imprensa. Ela começou pequena, mas sua rede já possui 10 lojas em São Paulo e, recentemente, foi comprada por um grande empresário do ramo de chocolates.

De outro lado, empresas já consolidadas, mas que ainda não exploravam totalmente o potencial da divulgação à imprensa, também percebem que podem conquistar excelentes resultados quando permitem que os jornalistas conheçam o que elas fazem. Foi o caso, entre outros exemplos, de uma agência do segmento do live marketing que nos procurou para divulgar seus diferenciais. Embora a marca ainda não fosse conhecida, ela conseguiu marcar presença nos principais veículos do seu mercado.

Então, o que você precisa?

1) Em primeiro lugar, perceber que jornais, revistas, rádios e programas de TV não estão ali só para noticiarem factuais ou falarem do seu concorrente;

2) Entender que é simples estabelecer uma comunicação com os veículos, você só precisa ter uma estratégia e um planejamento do que irá divulgar, como e para quem – partir para os contatos;

3) Saber que você também pode fazer isso, independente de qual seja o tamanho da sua empresa ou ramo de atividade;

4) E, o melhor de tudo, saber, definitivamente, que divulgar seus diferenciais aos jornalistas pode permitir que seu nome, sua marca e sua empresa estejam na imprensa de forma totalmente gratuita e espontânea, e que você mesmo pode começar aprendendo técnicas simples e um passo a passo de como fazer.

Por isso, é importante conhecer um pouco sobre as principais ferramentas usadas por uma assessoria de imprensa. Assim, mesmo se você for um novo empreendedor ou dono de empresa já estabilizada, poderá conhecer como funciona e decidir como prefere começar.

A verdade é: é totalmente possível fazer, não precisa demandar grande investimento e o potencial de trabalhar a divulgação da sua marca na imprensa é infinitamente ampliado.

Se você quiser aprender como faz, eu estou disposta a te ajudar! Aqui no Blog já temos vários conteúdos gratuitos à sua disposição. Você também pode me adicionar no LinkedIn.

Vamos juntos? #agentesefala  🙂

#GoBeyond

2 comentários em “Como usar a Imprensa para aumentar a credibilidade do seu negócio”

    1. Oi Malu, que bom que vc passou por aqui! Foi um prazer te conhecer no Empreenda-se! Isso mesmo, esta é uma ferramenta significativa para qualquer estratégia de comunicação. Toda empresa deve pensar em assessoria de imprensa desde o planejamento do projeto, pois é um dos pilares da comunicação e trás muita visibilidade. Ela também impulsiona o branding e constrói autoridade. Se tiver dúvidas entre em contato comigo que farei o possível para te ajudar, bjs e #agentesefala 🙂

      Curtir

Deixe um comentário