4 dicas para comunicar melhor sua marca

Já não é preciso dizer que a eficiência na comunicação de uma marca é diretamente responsável pelos resultados do negócio. Desenhar bem as estratégias que serão usadas para comunicar valores importantes, como identidade, confiabilidade e propósito, além de buscar formas de se aproximar mais do seu público e entender as necessidades dele devem fazer parte do planejamento de comunicação, independente do porte da empresa ou segmento de atuação.

Aqui, vou listar quatro dicas que podem ajudar a sua empresa a conquistar uma boa visibilidade para seu público e, claro, mais resultados:

  • Mais atenção com as redes sociais – como os canais sociais da empresa estão sendo administrados? Cada rede tem sua particularidade e pede conteúdos específicos. Sua fanpage é o lugar para compartilhar novidades da empresa, da equipe, eventos promovidos, insights relacionados ao seu mercado e às necessidades do seu público e compartilhar ainda conteúdos de empresas parceiras, alguma notícia relevante etc. O Twitter é onde estão os posts curtos, de acontecimentos em tempo real. O Instagram pode ser usado para a publicação de imagens de acontecimentos relacionados à empresa, equipes, eventos, é um ótimo aplicativo para contar a história da marca ou do serviço de forma criativa. O Linked In é mais indicado divulgar conteúdo estratégico produzido pelo especialista (o porta-voz da empresa).

Além deles há outras possibilidades, como o YouTube e o Facebook, que permitem transmissões ao vivo de conteúdos/dicas que possam interessar diretamente o seu público, só para citar algumas. A consistência das publicações também é importante.

  • Revise seu site – vale um olho crítico, de quem está de fora, para avaliar se a página da sua empresa realmente comunica a mensagem que ela deseja passar. Se os textos estão claros e diretos, na linguagem que seu público entende, se ela está “clean” ou cansativa de ler e, especialmente, se os textos não contém erros gramaticais ou de digitação. Atenção especial às páginas que falam sobre a empresa e os produtos/serviços.
  • Ofereça conteúdo consistente –não hesite em compartilhar conhecimento com seu público. Prepare, com frequência, conteúdos úteis relacionados à sua área, que ajudam a resolver os problemas do seu cliente, como dicas e insights do seu mercado. Mostre que você (ou sua empresa) é especialista nos assuntos que oferece.
  • Crie autoridade por meio da imprensa – vá além das estratégias em rede social e converse com o mercado por meio da imprensa, participando de entrevistas com jornalistas e permanecendo disponível como fontes para matérias relacionadas ao seu segmento. Matérias ou reportagens com a participação da sua empresa geram autoridade e mostram a confiabilidade da sua marca. Busque uma empresa de assessoria de imprensa confiável – são os profissionais que cuidarão da aproximação correta da sua empresa com os veículos e zelarão pela reputação da sua marca.

Se você ficou com algum questionamento ou tem alguma sugestão, entre em contato com a nossa equipe que faremos o possível para sanar sua dúvida. Lembre-se, o processo de comunicação envolve várias ferramentas, cada uma com suas particularidades e estratégias específicas. Estude cada uma delas e saiba como funcionam, mesmo que você contrate um profissional para executá-las, porque isso te ajudará a manter o controle das ações e, se alguma não for adequada, você saberá.

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