Comunicar da forma correta o produto ou serviço é vital para o sucesso do negócio. Gosto, particularmente, de uma citação de Edson Vaz Musa, no livro Portas Abertas, que diz que “a comunicação não é útil, é indispensável; não é despesa, é investimento; é um processo permanente”.
São vários aspectos da comunicação que precisam de atenção e um deles é de que forma a marca está buscando autoridade no diálogo com seu público. Um dos meios que contribuem para conquistar visibilidade é fazer com que o que você vende chegue positivamente à imprensa.
Participar do conteúdo editorial dos veículos – e aqui não considero os espaços pagos, os chamados informes publicitários / publieditoriais – tem se tornado um desafio cada vez maior. Primeiro pela característica natural do meio e o dinamismo das redações, cada vez mais enxutas, sem contar a “enxurrada” de releases diários que os jornalistas recebem com a proliferação das assessorias.
Além disso, é preciso “falar a língua” do jornalista, conhecer as características do veículo, escolher a editoria certa conforme o assunto a ser divulgado e saber para quem direcionar o conteúdo e como.
Mesmo depois de todos esses passos, como a decisão da publicação deve partir do interesse do próprio veículo, é importante que o assunto seja “noticiável” e relevante para o público com quem o veículo conversa.
Alguns fatores que ampliam a possibilidade de um produto ou serviço ser notícia:
- Necessidade – o que a marca divulga precisa ser uma necessidade para o público com quem ela quer conversar. Ao identificar a necessidade, fica mais simples escolher o canal adequado para a divulgação. Exemplo: o lançamento de um novo suplemento alimentar tem mais relevância para canais ligados à saúde e à qualidade de vida.
- Contextos favoráveis – um “gancho” forte sempre ajuda, como datas especiais, por exemplo. Programar o lançamento do suplemento no Dia Mundial da Alimentação pode ampliar suas chances de publicação.
- Diferenciação ou ineditismo – encontrar e destacar para a imprensa um ou mais pontos fortes ou aspectos que diferenciem o produto ou serviço, ainda que ele não seja único no mercado. Por exemplo: um “coach de vida plena” pode chamar mais atenção que um coach de saúde, mesmo que o serviço seja o mesmo.
- Boa imagem para ilustrar – dicas de pauta sobre produtos precisam conter ao menos uma boa imagem, de preferência bem produzida, sobre o produto a ser destacado. Quando se trata de um serviço, geralmente usamos uma foto do porta-voz, também preferencialmente bem produzida. Cuidado com arquivos grandes ou excessivos, para não sobrecarregar o e-mail do jornalista – separe, no máximo, três opções de imagens sobre produtos ou uma opção de foto do porta-voz; os arquivos com boa resolução podem ter cerca de 1MB cada.
- Porta-voz bem treinado e disponível – não adianta todo o esforço de divulgação se o porta-voz da marca não estiver munido de informações e disponível para atender ao pedido de entrevista do jornalista. É aconselhável, inclusive, um bate-papo prévio com sua assessoria de imprensa antes de cada agendamento, ela irá conduzir o processo e o ajudará no acompanhamento dos resultados.
Vamos falar mais disso? Se você quiser aprender como alavancar seus negócios com o auxílio da imprensa, eu posso te ajudar. Se precisar, pode fazer contato por meio do nosso site: http://www.beonpress.com.
Vamos juntos?
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Uma consideração sobre “Cinco fatores que ampliam as chances da sua marca ser notícia”