O que é um release e o que ele pode fazer pela sua empresa?

Certa vez, atendi uma empresária que havia se especializado em sensualidade e já conseguia uma ótima audiência com suas técnicas, cursos e palestras sobre o tema. Ela queria expandir sua atuação, até então muito restrita à região sul do país, e decidiu investir em estratégias de assessoria de imprensa.

Durante um bate-papo para entender melhor o seu mercado, ela me contou que as alunas a chamavam de “sex teacher”. Era o auge dos profissionais “personal” no país – havia personal para tudo, mais ou menos como os nossos coaches de hoje – e aquele comentário foi a sacada para lançarmos na imprensa “a primeira sex personal trainer do Brasil”!

Preparamos as dicas de pauta e foi um sucesso: publicações em diversos veículos de grande imprensa e programas de TV em rede nacional a ajudaram a conquistar a autoridade que ela precisava e ampliar sua agenda de cursos para outras regiões do país.

Casos como esse fazem parte da nossa rotina, mas, muitas vezes, falar sobre o poder da comunicação com a imprensa não é tão óbvio assim para os gestores que nunca tiveram experiência com a divulgação dos seus diferenciais via assessoria de imprensa.

O processo é bastante diferente da publicidade convencional que, geralmente, é a primeira estratégia adotada pelas empresas que pensam em divulgação. A divulgação para a imprensa depende da construção de um conteúdo jornalístico que cita o seu produto, serviço ou marca, e da oferta desse conteúdo para jornalistas selecionados. Eles analisam a sugestão e, se for aprovada, pode tornar-se uma matéria, uma reportagem, uma entrevista.

Este conteúdo, estrategicamente produzido, é o que chamamos de release – ou press-release: ele é a ferramenta por meio da qual o empreendedor, gestor ou porta-voz da empresa comunicam-se com os jornalistas. Um release bem produzido, com estratégia adequada de divulgação, pode auxiliar o jornalista na condução de uma matéria que agregue alto valor para sua marca.

Conheça como é o processo de produção e divulgação de um release na assessoria de imprensa:

  1. O assessor capta as informações que deverão ser divulgadas mediante uma entrevista com o porta-voz da empresa e, eventualmente, complementa com pesquisa de dados externos;
  2. Com base nas informações captadas e na intenção da divulgação, é feita uma análise dos veículos e editorias mais estratégicos para oferecer o conteúdo, bem como do tom e do estilo das matérias publicadas por estes veículos;
  3. Em posse das informações fornecidas pelo porta-voz e do resultado da análise, o assessor elabora o press-release em formato e linguagem apropriada ao veículo que receberá a dica de pauta;
  4. Após aprovação do porta-voz, é feito o contato com o repórter ou com o editor responsável pela editoria selecionada;
  5. A assessoria acompanha a análise e a aprovação do material por parte do veículo. Se aprovado, o assessor intermedia eventual solicitação de entrevista e garante que o jornalista receba todos os dados e complementos necessários;
  6. Por fim, a assessoria acompanha a clipagem da notícia (verifica e sinaliza a empresa a respeito da publicação).

A credibilidade gerada pela publicação de uma matéria citando sua empresa, produto ou serviço é bem diferente da credibilidade gerada por anúncios, já que o conteúdo das notícias não é assinado pela empresa, mas chancelado pelo veículo. E a conquista da autoridade que a sua marca precisa para ser destaque no seu mercado de atuação vem, também, da estratégia adotada para a comunicação com a imprensa.

Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s