Aviso: você pode estar [muito] enganado

Tenho estado em contato com diversos empreendedores, profissionais extremamente capacitados tocando ideias incríveis de negócios, todos eles com uma necessidade em comum: divulgar para crescer. Mas notei que a maioria tem também algumas dúvidas em comum: meu produto/serviço tem apelo para a imprensa? Será que os benefícios de uma assessoria de imprensa aplicam-se ao meu negócio?

Essa também é uma dúvida sua?

Interessante como o “conceito” de assessoria de imprensa se espalhou como se fosse um serviço exclusivo para artistas ou personalidades públicas, muito mais do que uma solução eficaz também para o meio empresarial e para instituições, embora tenha começado exatamente com um jornalista prestando serviço a um empresário americano.

Em 1906, o bilionário John Rockfeller, proprietário da Colocado Fuel and Iron Co, havia sido acusado de atirar contra empregados da sua empresa que estavam em greve e queria esclarecer a questão à imprensa, visando atingir principalmente os trabalhadores grevistas. Para isso, contratou o repórter norte-americano Ivy Lee, que havia trabalhado na editoria de economia dos jornais New York Times, New York Jornal e New York World, para gerenciar a crise e adotar estratégias de comunicação com a imprensa.

Assim, criou-se um meio profissional de relacionamento entre empresas e imprensa. Em resumo, podemos então dizer que o jornalismo tornou-se, desde então, um meio estratégico para que as empresas cheguem até seus clientes – ou seu público-alvo, além de auxiliá-las a construírem ou até mesmo corrigirem sua imagem perante a opinião pública.

Ao conhecer um pouco da história e saber que um bom relacionamento com a imprensa pode te ajudar a construir sua imagem (como autoridade no seu mercado) e a imagem da sua marca, agora eu posso repetir a pergunta: será que os benefícios da assessoria de imprensa aplicam-se ao seu negócio?

Tudo bem… pode ser que você ainda não tenha se convencido. Afinal, se o primeiro a contratar um jornalista para assessorá-lo perante a imprensa foi um bilionário, bom, pode ser que você esteja pensando que este não é um serviço adequado para a realidade financeira da sua empresa.

Aliás esta também é uma “afirmação” um tanto comum: assessoria de imprensa é um serviço caro. Será?

Vamos pensar em algumas hipóteses. Se você contatar a revista do seu bairro para comprar um anúncio de módulo simples (cerca de 6,0 cm X 4,0 cm) e receber um orçamento de R$ 2.500,00 pelo anúncio numa única edição, o espaço ficou caro ou barato? E se fosse um anúncio de página inteira na principal revista que atinge seu público, com distribuição em nível nacional, ficou caro ou barato?

E se esses mesmos R$ 2.500,00 pudessem pagar os serviços de uma assessoria de imprensa para divulgação não só na principal revista do seu segmento, mas também no principal jornal, naquele programa de TV que pode dar visibilidade ao seu produto, e pudessem gerar resultados (matérias citando você e sua marca) para você publicar no seu site e conquistar ainda mais autoridade, ficou caro ou barato?

Existe PREÇO e VALOR, percebe?

Mas, mesmo assim, e se eu te disser que, hoje, 110 anos depois da abertura do primeiro escritório de assessoria de imprensa nos Estados Unidos, já é possível começar a investir nessa ferramenta no Brasil por BEM menos de R$ 2.500,00? E se eu te contar também que ela pode abrir portas para conquistar espaços que você jamais imaginaria, como ser entrevistado e poder falar da sua marca de forma espontânea em importantes veículos de alcance nacional, pelo mesmo investimento? Ficou caro ou barato? Que valor somente este benefício traria para você e para o seu negócio?

E agora? Será que os benefícios da assessoria de imprensa aplicam-se ao seu negócio?

Se você, até aqui, achava que imprensa não era pra você, você estava muito enganado. Porque não importa o que você tem para divulgar: qualquer produto ou serviço pode ser trabalhado usando as técnicas da assessoria de imprensa. O sucesso da divulgação, claro, vai depender das estratégias adotadas – o que divulgar, quando, como, onde e por quê.

Vamos falar mais disso? Se você quiser aprender como alavancar seus negócios com o auxílio da imprensa, eu posso te ajudar. Siga o Blog, curta a minha fanpage e inscreva-se no meu canal no Youtube para acompanhar os próximos conteúdos.

E se você quiser receber, em primeira mão, o meu novo E-book com dicas de como começar na prática sua divulgação à imprensa e entrar em nossa lista VIP, envia pra mim uma mensagem com seu nome e seu melhor e-mail.

O E-book está “saindo do forno” este mês de novembro, mas não é só isso: em breve teremos outras novidades, entre elas a abertura de um grupo fechado exclusivo para network e troca de ideias, onde eu também poderei responder suas dúvidas e te ajudar mais de perto a conquistar sua autoridade e credibilidade com a imprensa.

Tudo isso eu vou te avisar por e-mail, então, se tiver MESMO interesse, é fundamental me enviar seu nome e melhor e-mail aqui.

Vamos juntos?

#GoBeyond  #BeOnPress

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